Aqui na cozinha da Silmara Santos, essa batida de maracujá já salvou muita visita inesperada, churrasco de família e até ceia de fim de ano. O bom é que você faz com ingredientes simples: maracujá, leite condensado, creme de leite e leite. Se quiser, ainda pode colocar um toque alcoólico para versão adulta ou deixar sem álcool para todo mundo aproveitar. Hoje eu vou te ensinar a versão cremosa clássica, uma versão saudável só com ingredientes mais leves, uma receita de acompanhamento que combina demais, sugestões de como e quando servir e, claro, ideias de como transformar essa delícia em renda extra.
ingredientes do Creme de Maracujá Bem Cremoso
Para a batida cremosa tradicional
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- 2 xícaras (chá) de leite bem gelado
- 1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá
(pode ser da polpa batida e coada ou de garrafinha) - 4 a 6 pedras de gelo (opcional, se quiser bater junto)
Opcional – versão adulta
- 1/2 xícara (chá) de vodka ou cachaça de boa qualidade
Para finalizar
- Polpa de 1 maracujá para decorar
- Açúcar a gosto, se achar necessário (prove antes)
Essa receita rende em média 1,5 litro de batida cremosa, dependendo da quantidade de gelo e de leite que você usar. Você vai precisar de um liquidificador forte, jarra bonita para servir, copos ou taças e colher para mexer e provar. O tempo de preparo é praticamente o tempo de separar os ingredientes: em 10 minutinhos está tudo pronto, gelado e cremoso, esperando só o primeiro gole.
Depois de separar tudo, é literalmente colocar no liquidificador, bater até ficar lisinho e ajustar o sabor. O segredo para ela ficar bem cremosa é não exagerar no leite; se você colocar líquido demais, vira suco, e o que a gente quer aqui é batida com textura de creme, daquela que faz espuminha por cima e escorre devagarinho no copo. Outro ponto importante é usar o suco concentrado de maracujá, seja natural ou de garrafinha, porque ele traz o azedinho que equilibra o doce do leite condensado.
modo de preparo da receita
- Prepare o suco de maracujá
Se for usar maracujá natural, bata a polpa com um pouco de água no liquidificador, só para soltar o suco, e coe para tirar as sementes. Meça 1 xícara (chá) desse suco concentrado. Se for de garrafinha, é só medir e usar. - Bata a base cremosa
No copo do liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite gelado e o suco de maracujá. Se quiser uma batida ainda mais gelada, acrescente algumas pedras de gelo. Bata bem, por uns 2 a 3 minutos, até ficar um creme liso, aerado, clarinho e bem homogêneo. - Ajuste o sabor
Prove a batida. Se quiser mais doce, acrescente um pouco de açúcar. Se achar que está doce demais, coloque mais um pouquinho de suco de maracujá ou de leite, até chegar no ponto que você gosta. Essa parte é totalmente a seu gosto. - Versão adulta (opcional)
Se for fazer para adultos, adicione a vodka ou cachaça e bata mais alguns segundos, só para misturar. Não precisa bater muito para não perder tanta cremosidade. - Finalize e sirva
Transfira o creme de maracujá para uma jarra bonita. Por cima, coloque a polpa de um maracujá, espalhando com uma colher para ficar aquele efeito de sementinhas por cima. Sirva em copos ou taças, de preferência bem gelado.
A primeira vez que fiz essa batida aqui em casa foi num domingo quente, depois de um almoço caprichado. A ideia era fazer “só uma bebidinha para refrescar”. Bati tudo, coloquei na jarra, arrumei os copos e levei para a mesa. No primeiro gole, só ouvi: “Silmara, isso aqui é sobremesa ou é bebida?” E aí começou a confusão boa: teve gente chamando de mousse líquido, outro dizendo que era sorvete derretido de maracujá, e no meio desse debate, a jarra foi embora. Quando eu voltei na cozinha para fazer mais, só pensei: o perigo dessa receita é que ela acaba rápido demais.
